3 de março de 2011

Brigadeiro

O docinho mais apreciado nas festinhas brasileiras




Quando sou convidada para uma festinha de criança a primeira coisa que penso é se vai ter brigadeiro. O docinho mais tradicional e apreciado por aqui não pode faltar, sem ele a festa fica incompleta.


O brigadeiro foi criado na década de 40 pelas mulheres que estavam engajadas na candidatura de Eduardo Gomes, faziam "negrinho" que vendiam para ajudar na campanha. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes chamavam os amigos para irem comer o 'docinho do Brigadeiro". com o tempo o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce.

O brigadeiro a principio era feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, somente depois foi utilizado o leite condensado. Hoje em dia temos diversas receitas de brigadeiro, o tracional enrolado em chocolate granulado, e os gourmets cobertos com nozes, chocolate ralado, pistache, castanha do pará.... até onde possa ir sua imaginação!

Atendendo a pedidos compartilho com vocês minha receita de brigadeiro, e para aqueles que não gostam de se aventurar na cozinha tenho sempre brigadeiros saindo do fogo!!!

Receita de Brigadeiro

400 g de leite condensado

40 g de chocolate em pó

60 g de manteiga

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo até atingir a consistência desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário